quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Parte II Marília de Dirceu.

Lira VI

De que te queixas,
Língua importuna?
De que a Fortuna
Roubar-te queira
O que te deu?
       Este foi sempre
       O gênio seu.

Levou, Marília,
A impia sorte
Catões à morte;
Nem sepultura
Lhes concedeu.
        Este foi sempre
        O gênio seu.

A outros muitos,
Que vis nasceram,
Nem mereceram,
A grandes tronos
A impia ergueu.
       Este foi sempre
       O gênio seu.

Espalha a Cega
Sobre os humanos
Os bens, e os danos,
E a quem se devam
Nunca escolheu.
     Este foi sempre
     O gênio seu.

A quanto é justo
Jamais se dobra;
Nem igual obra
C’os mesmos Deuses
Do claro Céu.
        Este foi sempre
        O gênio seu.

Sobe, ao Céu, Vênus
Num carro ufano;
E cai Vulcano
Da pura esfera,
Em que nasceu.
       Este foi sempre
        O gênio seu.

Mas não me rouba,
Bem que se mude,
Honra, e virtude:
Que o mais é dela,
Mas isto é meu.
      Este foi sempre
       O gênio seu.


interpretação:

Ele fica indagando até que ponto as riquezas e fortunas pode chegar,a afasta-lo do seu grande amor,Marília. Muitas pessoas que mereceram grandes tronos,o que venceu foi somente o desprezo,a injustiça e o orgulho estes cega os humanos com língua de engano,e os que devem ser escolhidos nunca escolheu,a justiça jamais se dobra,sobe ao astro  mais brilhante,num carro orgulhoso e ele pede para que não o roube e que o mais é dela,mais a honra e a virtude é dele.E quando ele diz "Este foi sempre o gênio seu ele talvez está  referindo a injustiça.


características do arcadismo e da lira:

Vimos que o eu-lírico tem uma visão de que há uma corrupção,ele também despreza os prazeres do luxo e da riqueza,o estoicismo.nota se também imitação dos antigos,usando figuras mitológicas como o "céu Vênus,Vulcano.Ele via a vida simples permeada pelo equilíbrio,isto é sem miséria nem riqueza.contando apenas com o essencial,que pudesse lhe proporcionar tempo para a virtude,a arte e a honra.


glossário:

Queixa; acusação.
Importuna: Incomoda.
Ímpia: Que ofende,despreza,o pais,a moral e a injustiça.
Céu vênus: Astro mais brilhante do céu noturno.
Ufano: Orgulhoso,vaidoso e arrogante.
Vulcano:Deus romano do fogo,filho de Júpiter.
Esfera:Bola,globo...

Comentário sobre a situação histórica:

Gonzaga junta os poemas escritos no cárcere revelando o sofrimento físico e moral do poeta,lembranças da amada,além de reflexão sobre o destino,sobre o fracasso da inconfidência.Escrita na prisão da ilha das cobras.Os poemas de Dirceu,saudoso de Marília.Nesta segunda parte encontramos a melhor poesia de Gonzaga.

Luanna jessyca,1 "A",N 26.

6 comentários:

  1. A interpretação ficou confusa, mesmo com fatos verdadeiros, há períodos muito longos e estruturas incompreensíveis. As características do Arcadismo e da lira poderiam ter sido mais aprofundadas. O comentário sobre a situação histórica foi muito bom e esclarecedor.

    Roberta, nº 32, 1º "A".

    ResponderExcluir
  2. Sua interpretação deveria ser mais esclarecedora e o glossário seria melhor se estivesse depois da lira, porque seria mais fácil a compreensão.

    Stefane Sampaio 1° Ano ''A'' N°35

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente os erros gramaticais comprometeram a interpretação que já estava confusa e as característica do arcadismo na lira ficaram em falta,no entanto,o comentário sobre a situação histórica esclareceu muitas dúvidas que foram deixadas na interpretação,então podemos dizer que o trabalho foi bom.

    Marcone, nº28 ,1º ''A''.

    ResponderExcluir
  4. Sua interpretação não foi bem elaborada pois além de está muito confusa os erros gramáticas foram prejudicais, isso também aconteceu nas características que também acho que podia ter sido mais aprofundada, no entanto, a situação histórica foi boa e ajudou na interpretação.

    Amanda Marques nº 02, 1º A.

    ResponderExcluir
  5. Luanna, sua análise ficou boa, porém no geral, deveriam ser mais aprofundadas além de uma revisão gramatical. Para uma melhor visualização aos leitores você poderia acrescentar palavras sublinhadas que estão presentes no glossário.

    Ruth Oliveira, nº 33, 1º "A".

    ResponderExcluir
  6. Os erros de pontuação comprometeram o bom entendimento de sua análise,as características foram muito pouco trabalhadas, mas assim como disseram aqueles que antecederam este comentário, o histórico ficou bom.

    Isabella, nº20, 1ºA

    ResponderExcluir