quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Análise da Lira XXVII - 2ª Parte


Lira XXVII


A minha amada
É mais formosa,
Que branco lírio,
Dobrada rosa,
Que o cinamomo,
Quando matiza
Co’a folha a flor.
Vênus não chega
Ao meu Amor.

Vasta campina
De trigo cheia,
Quando na sesta
C’o vento ondeia,
Ao seu cabelo,
Quando flutua,
Não é igual.
Tem a cor negra,
Mas quanto val!

Os astros, que andam
Na esfera pura,
Quando cintilam
Na noite escura,
Não são, humanos,
Tão lindos como
Seus olhos são;
Que ao Sol excedem
Na luz, que dão.

Às brancas faces,
Ah! não se atreve
Jasmim de Itália,
Nem inda a neve,
Quando a desata
O Sol brilhante
Com seu calor.
São neve, e causam
No peito ardor.

Na breve boca
Vejo enlaçadas
As finas per’las
Com as granadas;
A par dos beiços
Rubins da Índia
Têm preço vil.
Neles se agarram
Amores mil.

Se não lhe desse,
Compadecido,
Tanto socorro
O deus Cupido;
Se não vivera
No peito seu;
Já morto estava
O bom Dirceu.

Vê quanto pode
Teu belo rosto;
E de gozá-lo
O vivo gosto!
Que, submergido
Em um tormento
Quase infernal,
Porqu’ inda espero,
Resisto ao mal.


Glossário
Formosa: bela, bonita.
Matiza: pinta, tinge.
Co’a: com a.
Vênus: deusa do amor e da beleza.
Campina: vegetação.
Co’: com o.
Val: vale.
Cintilam: brilham, esplandecem.
Excedem: ultrapassa.
Jasmim: flor com pétalas simples, perfumadas.
Desata: desprende, resolve.
Enlaçadas: estreitar, passar.
Per’las: pérolas.
Beiços: contorno da boca, lábios.
Rubins: Rubis.
Cupido: conhecido como Amor, era o deus equivalente em Roma ao deus grego Eros.
Submergido: submerso, que está ou foi coberto pela água.
Porqu’ inda: Porque ainda.


Interpretação
Na Lira XXVII da 2ª parte da obra Marília de Dirceu, o eu lírico utiliza períodos curtos e faz muitos elogios à sua amada, sendo eles sensuais e com cores vivas, na qual a aparência de Marília fica exaltada e com brilho. O autor compara sua amada como a mais formosa que o branco lírio, ou seja, caracteriza Marília como a mais bonita. Ele também elogia seus cabelos e seu belo rosto afirmando que não existe nada comparável. Marília também é apresentada como morena e como loira, enfim, em todos os versos Dirceu a elogia fazendo um lindíssimo retrato dela. Nessa parte da obra, Dirceu foi preso por se envolver na Inconfidência Mineira e foi mandado para a prisão da Ilha das Cobras em 1789. Mesmo estando longe e saudoso de Marília, o autor continua expressando seus sentimentos a ela. 


Características do Arcadismo e da Lira
As principais características notáveis nessa Lira são a simplicidade e o predomínio da ordem direta das frases, a clareza da expressão e sem muitas figuras de linguagens. O estilo rococó também está presente nessa lira, pois apresenta a leveza, a frivolidade, e a natureza delicada e tranquila derivadas da expressão latina (locus amoenus). Nota-se também a presença de entidades mitológicas como “o deus Cupido”, “deusa Vênus”.


Comentário sobre a situação histórica
Tomás Antônio Gonzaga foi acusado e preso, em 1789, por se envolver na Inconfidência Mineira. Foi enviado para a Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, partindo depois em 1792 para Moçambique. O autor mesmo na prisão continuou escrevendo suas liras com inspiração apesar de estar demonstrando sentimentos melancólicos, como a saudade que sentia por sua amada.


Ruth Oliveira, nº 33, 1 "A".

6 comentários:

  1. Sua analise a lira esta ótima,devido que a sua interpretação esta de forma clara e explicita.a situação histórica também ajuda os leitores a entender o que se passa com Dirceu.

    luanna,1"a",n 26.

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  2. A sua interpretação foi bem clara, você soube colocar as características do Arcadismo na lira e falou bem quando você explicou a situação histórica, em que ano ela foi escrita e o que estava acontecendo com Gonzaga.

    Stefane Sampaio 1° Ano ''A'' N°35

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  3. Interpretação clara e objetiva,mas tenho apenas um questionamento:Marília é loira ou morena?
    Com relação as demais colocações podemos considerar que a análise foi muito bem feita.

    Marcone, nº28 , 1º''A''.

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  4. A lira em si é de fácil compreensão, a interpretação facilitou ainda mais, pois foi bem elaborada. As características foram bem esclarecidas, não deixaram a desejar e o comentário histórico foi muito bem colocado. Porém, acredito que a utilização de períodos curtos poderia ter sido apresentada juntamente com as características do Arcadismo, uma vez que alguns livros citam isso como uma característica utilizada pelos poetas árcades.

    Roberta, nº 32, 1º "A".

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  5. Marcone, há contradições no decorrer de toda esta obra, muitas vezes o poeta modifica essa característica de Marília, o que é normal, afinal é uma idealização dele.

    Ruth Oliveira, nº 33, 1º "A".

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  6. A explicação tornou a compreensão da lira bastante fácil e as características trouxeram muitos elementos árcades. O histórico encaixou-se corretamente no período, assim, reunindo todos os componentes da análise nota-se o bom trabalho que foi feito na lira.

    Isabella, nº20, 1ºA

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