sábado, 31 de agosto de 2013

3ª Parte - Lira ll

Em vão do amado
filho que foge,
Vênus quer hoje
notícias ter.

Sagaz e astuto
ele se esconde
em parte aonde
ninguém o vê.

Dos sinais dados,
bem se conhece
que ele aborrece
a mãe que tem.

Se os seus defeitos
Ela publica,
razão lhe fica
de se ofender.

Foge o menino
e, disfarçado,
vive abrigado
numa cruel.

Com mil carícias
a ímpia o trata;
nem o desata
do peito seu.

Se a semelhança
sempre amor gera,
deve uma fera 
outra acolher.

Ah! se o teu nome,
Marília, calo,
que de ti falo
bem podes crer.

Glossário

Sagaz -  Inquieto
astuto - Manhoso

Interpretação

Nesta lira são presentes várias aspectos interessantes. Os elementos tradicionais da poesia elaborados, dão definitivamente o seu próprio estilo, e aqui aparentemente apresenta-se como um '' fugitivo '' do amor nas linhas que escreve, o eu lírico emociona-se, vibra, lamenta-se da frivolidade da amadaafirma seu valor próprio diante das recusas. Este consiste sobretudo nas novidades sentimentais e concepcionais que trouxe para uma literatura, derrancada no esforço de remoer sem cessar a antiguidade. '' Em vão do amado/ filho que foge,/ Vênus quer hoje/ notícias ter. '' , '' Sagaz e astuto/ ele se esconde/ em parte aonde/ ninguém o vê.'' Seguindo isso, Dirceu aparenta no entanto estar carente, falando de seus defeitos que lhe ofende, onde a semelhança de ter o amor que sente, lhe acolhe. A lira em um todo é uma melodia, compreensiva e doce de se ler. 

Características do Arcadismo

À forma graciosa e fútil dos primeiros árcades, Gonzaga contrapõe o cotidiano visto de modo caloroso e delicado. Assim, como o poeta integrado no espírito neoclássico e arcádico de Gonzaga, uma das maiores expressões literárias da época, descreve Marília. Não importava que Marília fosse brasileira e morena, era, talvez, mais importante estar integrado no espírito e convenções do Arcadismo. Vocabulário simples; Frases na ordem direta; Ausência quase total de figuras de linguagem; Manutenção de versos decassílabos, do soneto e de outras formas clássicas; 

O Arcadismo quanto à forma 

Vocabulário simples;
Frases na ordem direta; 
Ausência quase total de figuras de linguagem; 
Manutenção de versos decassílabos, do soneto e de outras formas clássicas;  

Comentário sobre a situação histórica

Tomás António Gonzaga escreveu versos marcados por expressão própria, pela harmonização dos elementos racionais e afetivos e por um leve toque de sensualidade. Segundo Alfredo Bosi, Gonzaga está acima de tudo preocupado em "achar a versão literária mais justa dos seus cuidados". Assim, "a figura de Marília, os amores ainda não realizados e a mágoa da separação entram apenas como 'ocasiões' no cancioneiro de Dirceu, o que diferencia o autor de vários outros futuros escritores românticos.

Amanda da S. Marques nº 02, 1º A.

6 comentários:

  1. Bem, a interpretação foi detalhada. As características do Arcadismo foram bem trabalhadas, porém, houve uma repetição das mesmas. O comentário sobre a situação histórica, na verdade, foi um comentário sobre o estilo de Gonzaga. Aspectos realmente históricos deveriam ter sido destacados.

    Roberta Fidelis, nº 32, 1º "A".

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  2. Amanda, sua análise ficou boa a meu ver. O comentário histórico foi bem mencionado, mas acredito que deva ser mais direcionado ao contexto dessa lira específica. No mais, você soube utilizar argumentos importantes como a simplicidade nas palavras que são uma das principais características presentes nessa lira.

    Ruth Oliveira, nº 33, 1º "A".

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  3. sua análise ficou ótima ao todo,a interpretação,as características,mais creio que deveria ter esclarecido mais o contexto histórico.

    luanna,n26,1"a"

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  4. Sua analise foi ótima, bem clara e a característica do arcadismo foi bem especifica, você poderia melhorar na situação histórica.

    Stefane Sampaio 1°Ano ''A'' N°35

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  5. A análise no geral foi ótima, e gostei bastante da interpretação, mas como já foi citado por nossa cara colega Roberta, houve redundância nas características e e não houve um verdadeiro comentário histórico onde deveria haver.

    Isabella, nº20, 1ºA

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  6. A interpretação foi esclarecedora.As características foram colocadas como segmento da interpretação, o que tornou da análise uma verdadeira história, embora as tais tenham sido repetidas.Já com relação ao comentário concordo com a Roberta quando ela diz que aspectos realmente históricos deveriam ter sido destacados.

    Marcone, n°28, 1° ''A''.

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