sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Análise da Lira VI (Parte III)

Lira VI
(Tradução)

Amor, que seus passos
ligeiro movia
por mil embaraços,
que um bosque tecia,

Nos ombros me acena
com brando raminho;
e logo me ordena
que siga o caminho.

Por entre a espessura
do bosque me avanço;
e atrás da ventura,
incauto, me lanço.

Já tinha calcado
os montes mais duros,
co peito rasgado
os rios escuros:

Eis que uma serpente,
a língua vibrando,
me crava o seu dente,
me deixa expirando.

Então, surpreendida
da dor que a traspassa,
minha alma ferida
aos beiços se passa.

As iras detesta
Amor. Isto vendo,
e as asas na testa
me bate, dizendo:

- Tu choras, tu gemes,
da serpe tocado,
e o braço não temes
de um númem irado?

Glossário:

Brando: Terno, meigo.
Incauto: Que ou aquele que é desprovido de cautela ou desprevenido.
               Algo ou alguém que não demonstra malícia, nem perversidade.
Serpe: Poética. Serpente.

            Antiga peça de artilharia.
            Arquitetura. Linha ou ornato em forma de serpente.
Co: Com o.

Interpretação:

O grande poeta Tomás Antônio Gonzaga escreve depois de se exílio uma das mais belas Liras de toda sua obra, onde se vê que mesmo rodeado por tantos problemas da vida ele não deixa transparecer sua dor enquanto escreve belíssimos versos para sua amada.
O autor descreve os gestos e os movimentos de sua amada, o que demonstra que além de ser um gênio com as palavras ele é um exímio observador dos pequenos detalhes, detalhes que podem ser observamos nos seguintes versos:
’’
Amor, que seus passos
   ligeiro movia [...]’’.
Ele também demonstra sua fragilidade e dor, como se pode ver na seguinte estrofe:
’’
Então, surpreendida
  da dor que a traspassa,
  minha alma ferida
  aos beiços se passa.’’.
Gonzaga porém não perde a chance de enaltecer a si e sua amada e deixa bem claro assim como na Lira III desta mesma parte que seu amor será eternizado por suas liras.

Características:

Observa-se que há uma certa exaltação da natureza por parte do autor.Nessa época iniciava o desenvolvimento urbano, o campo passa a ser encarado a partir de então como um bem perdido.Procurava-se fugir da cidade(fugere urbem), indo ao encontro da natureza, o lugar da purificação , aquele que, com sua simplicidade, se opõe à artificialidade da vida citadina.Assim, o bucolismo, a exaltação da vida campestre, com sua paisagem praticamente intocada e a simplicidade dos hábitos rurais afiguram-se como um refúgio ideal.Pode-se perceber essa característica quando o autor fala sobre o bosque
Podemos perceber que Gonzaga usa de simplicidade com relação às palavras.


Comentário sobre o contexto histórico:

Mais uma vez a genialidade de Tomás Antônio Gonzaga surpreende.
Depois passar alguns anos no exílio, onde escreveu a segunda parte de sua obra que revela seu sofrimento físico e moral, Gonzaga encontra-se fragilizado. Na III parte de seu livro, que provavelmente foi escrito após o degredo, o poeta fala de amores, traições e desenganos, mas o que chama atenção é que a figura de Marília não está tão presente nesta parte quanto nas outras. Pode-se concluir então que as Liras feitas por ele a partir de agora começam a ser dedicadas não apenas a Marília, mas também a outras ‘’pastoras’’.

Marcone, n°
28 , 1° ''A''.

7 comentários:

  1. A análise foi ótima e no comentário histórico, foi muito interessante a enfâse que foi dada no fato de outras "pastoras" tornarem-se fonte de inspiração para as liras de Tomás.

    Isabella, nº20, 1ºA

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  2. A análise foi ótima e no comentário histórico, foi muito interessante a enfâse que foi dada no fato de outras "pastoras" tornarem-se fonte de inspiração para as liras de Tomás.

    Isabella, nº20, 1ºA

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  3. Na minha opinião, a interpretação poderia ter sido mais específica. Devo observar que, no glossário, seria melhor se o significado atribuído às palavras fosse o que se encaixa no contexto, e não todos os significados das palavras. Palavras como "calcado" e "númem" mereciam ter seus significados explicados. As características e o comentário histórico estão ótimos, bem explicados e completos.

    Roberta Fidelis, nº 32, 1º "A".

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  4. Marcone, acredito que sua análise no geral foi bem elaborada. Algo que ficaria completo assim como já foi dito anteriormente, seria um melhor significado às palavras no glossário, pois assim facilitará a compreensão de todos na lira. No mais, sua análise foi exposta de forma clara e objetiva.

    Ruth Oliveira, nº 33, 1º "A".

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  5. sua análise esta clara e bem elaborada,mas você deveria ter sido mais compreensivo no glossário de forma que os leitores pudesse entender de forma mais clara a lira.

    luanna,n 26,1"a".

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  6. Sua análise foi bem clara, a característica do Arcadismo foi bem explicada e seu comentário histórico foi fundamental na explicação da lira.

    Stefane Sampaio 1°Ano ''A'' N°35

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  7. Marcone não deixou a desejar em sua análise, gostei bastante da interpretação, onde você usou as palavras de um modo bem claro onde podemos ter uma ideia certa do que foi passado na lira. Suas características e seu comentário do contexto histórico foram muito bem colocados. No geral, tudo ótimo, gostei bastante.

    Amanda Marques nº 02, 1º A.

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