quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Lira XIX - Parte II

Análise lira XIX - Parte II

 Nesta triste masmorra,
De um semivivo corpo sepultura,
Inda, Marília, adoro
A tua formosura.
Amor na minha ideia te retrata;
Busca extremoso, que eu assim resista
À dor imensa, que me cerca, e mata.

Quando em meu mal pondero,
Então mais vivamente te diviso:
Vejo o teu rosto, e escuto
A tua voz, e riso.
Movo ligeiro para o vulto os passos;
Eu beijo a tíbia luz em vez de face;
E aperto sobre o peito em vão os braços

Conheço a ilusão minha;
A violência da mágoa não suporto;
Foge-me a vista, e caio,
Não sei se vivo, ou morto.
Enternece-se Amor de estrago tanto;
Reclina-me no peito, e com mão terna
Me limpa os olhos do salgado pranto.

Depois que represento
Por lago espaço a imagem de um defunto,
Movo os membros, suspiro,
E onde estou pergunto.
Conheço então que amor me tem consigo;
Ergo a cabeça, que inda mal sustento,
E com doente voz assim lhe digo:

Se queres ser piedoso,
Procura o sítio em que Marília mora,
Pinta-lhe o meu estrago,
E vê, Amor, se chora.
Se lágrimas verter, se a dor a arrasta,
Uma delas me traze sobre as penas,
E para alívio meu só isto basta.

Glossário

Inda: O mesmo que ainda
Pondero: cismo; cogito; considero; cuido; discorro; matuto; medito; penso; raciocino; reflito; rumino.
Tíbia: é o maior e mais forte dos ossos da perna, abaixo dos joelhos.
Enternecer-se:  Comover, sensibilizar: enternecer o coração.

Interpretação

Mesmo diante do sofrimento o que dar-lhe o sustento simplesmente  eram suas lembranças de Marília, que recorda o seu lindo sorriso a sua doce voz e seu suave cheiro. Quando ele fala que beija a tíbia ele está se referindo a Marília, que queria ela naquele momento com ele, mas quando Gonzaga percebe que não tem ela naquele momento com ele, Tomás fica triste e logo ele se lembra de toda as coisas boas que Marília trouxe para ele.

Características

Na lira XIX Tomás fala muito sobre o racionalismo, pois ele recorre nas suas situações genéricas e não àquelas oriundas de paixões criativas. Isso deixa bem claro a existência do neoclassicismo na lira.

Situação histórica

A lira foi escrita quando Tomás estava preso, ele queria de algum modo lembrar Marília. Ele fala que mesmo distante ainda pensa em Marília e busca nesses pensamentos esquecer o exilio..

Stefane Sampaio 1° Ano ''A'' N° 35



6 comentários:

  1. sua interpretação esta boa,mas você deveria aprofundar mais.a situação histórica e as características do arcadismo esta devidamente correta.

    luanna,n 26,1'a'.

    ResponderExcluir
  2. Stefane, sua interpretação ficou boa, porém, assim como nela, nas características e no contexto histórico deveriam ter sido aprofundadas para um melhor entendimento aos leitores. Acredito que na lira o eu lírico demonstra que seus sentimentos são maiores por estar longe de Marília do que estar na própria prisão, por isso demonstra claramente em suas palavras sentimentos de angústia, dor e saudades que sente por ela. Algo que deveria ser acrescentado também seriam as palavras sublinhadas, que estão presentes no glossário.

    Ruth Oliveira, nº 33, 1º “A”.

    ResponderExcluir
  3. Sua interpretação não é por estar curta, mas acho que você deveria ter aprofundado um pouco mais sobre a lira, também nas características e nas situações históricas, mas olhando com um todo o modo que você fez está bom.

    Amanda Marques nº 02, 1º A

    ResponderExcluir
  4. A interpretação não foi tão esclarecedora o quanto poderia ser para uma lira tão rica quanto essa.
    Creio que as características poderiam ser mais sucintas.Já o comentário foi muito bom e muito bem feito.

    Marcone, n°28, 1º''A''.

    ResponderExcluir
  5. A análise foi mais resumida que o necessário, deixando uma carência de conteúdo na interpretação e, principalmente, nas características do Arcadismo e da lira. Tudo poderia ter sido mais aprofundado. Mas a análise não foi de todo incompleta, a interpretação foi boa nos aspectos que foram enfatizados.

    Roberta, nº 32, 1ª "A".

    ResponderExcluir
  6. A interpretação foi bem feita, mas nas características e no histórico foi dada apenas uma leve pincelada, poderiam ter sido acrescentados mais detalhes a respeito da lira.

    Isabella, nº20, 1ºA

    ResponderExcluir