Soneto 13
Quando o torcido buço derramava
Terror no aspecto ao português sisudo,
Quando, sem pó nem óleo, o pente agudo,
Duro, intonso, o cabelo em laço atava.
Quando contra os irmãos o braço armava
O forte Nuno, opondo escudo a escudo:
Quando a palavra, que prefere a tudo,
Com a barba arrancada João firmava.
Quando a mulher à sombra do marido
Tremer se via; quando a lei prudente
Zela o sexo do civil ruído;
Feliz então, então só inocente
Era de Luso o reino. Oh! bem perdido!
Ditosa condição, ditosa gente!
Terror no aspecto ao português sisudo,
Quando, sem pó nem óleo, o pente agudo,
Duro, intonso, o cabelo em laço atava.
Quando contra os irmãos o braço armava
O forte Nuno, opondo escudo a escudo:
Quando a palavra, que prefere a tudo,
Com a barba arrancada João firmava.
Quando a mulher à sombra do marido
Tremer se via; quando a lei prudente
Zela o sexo do civil ruído;
Feliz então, então só inocente
Era de Luso o reino. Oh! bem perdido!
Ditosa condição, ditosa gente!
Glossário
Buço: Bigode.
Sisudo: Prudente; Sério.
Intonso: Sem delicadeza.
Nuno: Nuno Álvares Pereira, condestável (chefe do exército) de Portugal.
João: D. João de Castro, quarto vice-rei da Índia, nomeado “Castro
Forte” em uma dedicatória de Os lusíadas.
Luso: Em Os lusíadas, Luso é o fundador da Lusitânia, que viria a se
tornar Portugal.
Interpretação
Na primeira estrofe, se fala a respeito de um português que penteia a
barba com grosseria.
Na segunda estrofe, é brevemente citada a história de Nuno Álvares
Pereira, um condestável que lutou contra seus próprios irmãos, e a história de
D. João de Castro, que para conseguir reconstruir as fortalezas de Diu, pediu
um empréstimo aos vereadores e juízes de Goa e para provar sua boa fé, enviou
sua própria barba junto com a carta.
Na terceira estrofe, fala de como as mulheres eram protegidas, pela lei,
do alvoroço das cidades, vistas como sexo frágil.
Para concluir o soneto, Dirceu faz uma saudação às pessoas e fatos que
foram citados nas estrofes anteriores, dizendo que assim eram as coisas na
época em que o reino era de Luso, e que isso se perdeu.
Características
do Arcadismo
O arcadismo neste soneto se faz bastante claro, pois faz inúmeras referencias
aos Lusíadas, pois todos os heróis citados neste soneto - Nuno, João, Luso –
foram homenageados anteriormente no clássico de Camões. Essa “imitação” de
Camões, que era um poeta da escola literária Classicismo, torna o soneto
completamente Neoclassicista.
Além disso, a sequência lógica que o soneto segue se encaixa no
Racionalismo, outra característica árcade. A linguagem é simples e não
apresenta exageros e assim é composto o arcadismo no poema.
Comentário
sobre a situação histórica
A situação histórica desse soneto é bastante incerta, feita basicamente
de deduções, pois os sonetos não têm uma cronologia certa, além do fato de que,
para muitos estudiosos essa parte não é sequer da autoria de Gonzaga, pelo
estilo deste poema é possível deduzir a época mais provável em que foi escrito,
mas ainda assim não é uma certeza absoluta.
Assim, é provável que Gonzaga, a esta altura, já havia superado sua
enorme paixão por sua amada, visto que Marília não é sequer citada no poema, mas
isso não quer dizer necessariamente que ele tenha deixado de amá-la.
Também se pode deduzir que este soneto foi escrito depois que Gonzaga
foi libertado, na época que morou em Moçambique e conheceu Juliana Mascarenhas
com quem teve dois filhos, Ana Mascarenhas e Alexandre Mascarenhas.
Isabella,
nº20, 1ºA
A interpretação foi clara e completa, facilitou a compreensão do soneto e tirou dúvidas que restaram após uma primeira leitura do mesmo. As características do Arcadismo foram bem colocadas e justificadas (quando explica que é uma imitação de Camões). O comentário sobre a situação histórica não só citou a dúvida de todos nós como a respondeu: Dirceu, apesar de deixar de falar sobre Marília, não deixou de amá-la.
ResponderExcluirRoberta, nº 32, 1º "A".
A análise como um todo foi esclarecedora e objetiva.A interpretação ajudou bastante na compreensão do soneto.Concordo com a Roberta quando ela diz que as características árcades foram bem colocadas.
ResponderExcluirJá com relação ao comentário histórico, podemos considerar que você foi brilhante ao dizer que Gonzaga havia superado a enorme paixão por Marília, uma vez que esta nunca teria saído de seus pensamentos.
Marcone, n°28, 1°"A".
Acredito que sua análise do soneto está esclarecedora. As características e o contexto histórico também estão claros e objetivos, não deixando dúvidas.
ResponderExcluirRuth Oliveira, nº 33, 1º "A".
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