Enganei-me, enganei-me - paciência!
Acreditei às vezes, cri, Ormia,
Que a tua singeleza igualaria
A tua mais que angélica aparência.
Enganei-me, enganei-me - paciência!
Ao menos conheci que não devia
Pôr nas mãos de uma externa galhardia
O prazer, o sossego e a inocência.
Enganei-me, cruel, com teu semblante,
E nada me admiro de faltares,
Que esse teu sexo nunca foi constante.
Mas tu perdeste mais em me enganares:
Que tu não acharás um firme amante,
E eu posso de traidoras ter milhares.
Glossário
Galhardia - Beleza, elegância, gentileza.
Semblante - Aparência, aspecto, catadura, fisionomia.
Interpretação
Esta análise do Soneto 03, é um dos sonetos mais compreensivos de Dirceu. Está claro que este soneto foi elaborado a respeito do fim de toda sua história amorosa com Marília, onde ele lamenta por ter se iludido a respeito desse amor que foi impossível, onde continua a exaltar a beleza grandiosa por sua amada, demonstrando ainda emoção e sentimento por ela. O eu lirico segue dramaticamente triste, dizendo que ao menos conheceu quem não deveria ter se apaixonado, ou seja, pelo menos toda essa história de amor lhe serviu como lição, a quem pensava pôr-lhe as mãos em uma prazerosa pessoa inocente e sossegada. '' Enganei-me, enganei-me – paciência!/ Ao menos conheci que não devia/ Pôr nas mãos de uma externa galhardia/ O prazer, o sossego e a inocência. '' Enganado ainda Dirceu diz dessa crueldade que está passando por estar ainda envolvido nesse romance, mas que apesar de estar mal, a quem ele desistiu supõe-se que quem sairá perdendo será Marília, por não ter se comprometido a esse amor verdadeiro.
Características
Exalta-se principalmente e logicamentente a tomada de posição retratada a uma verdadeira repulsa aos excessos preconizados pela arte barroca. Dessa forma, os representantes árcades optam pela simplicidade, pela ordem direta da linguagem e pela clareza. Partindo do pressuposto de que a simplicidade se revelava como elemento preponderante, outras características demarcaram a arte neoclássica, notadamente expressa pela arte greco-romana, considerada modelo de perfeição, equilíbrio, beleza e simplicidade, exercendo forte influência aos moldes neoclassicistas no que se refere à temática, às regras de composição e ao predomínio de figuras mitológicas.
Comentário sobre a situação histórica
Podendo levar em conta ao que sabemos sobre a ultima parte do livro é que foi escrita sobre a ajuda do poeta Moçambique. Sobre minha concepção é que por toda a trajetória da vida de Dirceu fez com que mesmo com uma certa idade já elevada, lhe fez refletir e amadurecer sobre esse romance tão impossível, onde muda de idéias e pensamentos sobre Marília. É no entanto um certo mistério sua essa situação histórica final do livro, mas ao meu ponto de ver, interessante.
Amanda Marques nº 02, 1º A.
Não acredito que esse soneto seja direcionado à Marília, mas sim à Laura ou à outras "pastoras" que passam a ser mencionadas na terceira parte. Também não acredito que haja uma exaltação da beleza da amada, pelo contrário, o soneto todo é uma crítica. A Amanda poderia ter sido mais objetiva ao citar as características do Arcadismo e do soneto, uma vez que elas só vão ser realmente descritas no final. No comentário sobre a situação histórica, a primeira frase ficou bastante confusa: "Foi escrita sobre a ajuda do poeta Moçambique". Esse deslize dá a entender que Moçambique é um poeta e não um país. Outros fatos deveriam ser abordados no comentário histórico.
ResponderExcluirRoberta, nº 32, 1º "A".
Infelizmente a análise não foi tão esclarecedora o quanto deveria ser.
ResponderExcluirNão vejo a necessidade de repetir os deslizes feitos por você, uma vez que a Roberta fez as considerações que deveriam ter sido feitas.
Após ler sua análise, me restou apenas uma dúvida: o que você quis dizer nesta frase "É no entanto um certo mistério sua essa situação histórica final do livro, mas ao meu ponto de ver, interessante."?
Marcone, n°28, 1"A".
Amanda, acredito que sua análise foi bem feita, pude perceber que algumas coisas que foram mencionadas foram feitas de sua própria autoria, o que creio que seja algo importante também para uma análise. Sabemos que essa parte do livro tem um estilo mais diferente do que nas liras anteriores, por isso não são encontradas informações concretas da obra.
ResponderExcluirRuth Oliveira, nº 33, 1º "A".
A análise, no geral foi boa, quanto ao que comentário de Roberta que diz que o poema não se refere a Marília, não sou totalmente de acordo porque é possível que Ormia seja outro pseudônimo para Marília, mas pode ser que não, então eu acredito que Amanda se equivocou ao afirmar que se tratava de Marília quando isso é uma possibilidade. Outro fator que chamou minha atenção foi que nas características árcades Amanda citou a cultura greco-romana, sendo que esta não é apresentada em momento algum no soneto.
ResponderExcluirIsabella, nº20, 1ºA.
Não acredito que seja realmente sobre Marília, pois o poema fala que ela enganou-lhe, e não temos nenhuma fonte que diga isso. A última estrofe é meio "revoltada", e, de acordo com o contexto do livro, Dirceu nunca deixou de amar Marília, lá no fundo... Então, por que ele se referiria com tamanha hostilidade com relação à ela?
ExcluirRoberta.
Eu não estou afirmando que o poema se refere a Marília, o que estou tentando dizer é justamente que não se pode afirmar nem que se refere a ela, nem que não se refere a ela, pois essas são possibilidades, ninguém pode afirmar concerteza ao que se refere.
ExcluirIsabella, nº20, 1ºA
Eu também não estou afirmando, como se fosse uma verdade universal. Nos meus dois comentários deixei claro que EU não acredito. É uma opinião pessoal, baby. Eu não disse que ele não se refere à Marília, eu disse que eu não acredito que se refira.
ExcluirRoberta
Bom dia!
ResponderExcluirCada membro faz uma dissertação utilizando um tema do soneto 3 da 3ª parte do livro, com pelo menos 30 linhas e publica até 16/09/2013. Tenha uma boa semana.
Professor Ivan